ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

WORSHOP DISCUTE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO MERCADO DE TRABALHO EM JARAGUÁ DO SUL

Data: 19/06/2019

“A ideia é falar de pessoas e não só sobre Gestão de Pessoas”, falou a presidente da ABRH-Jaraguá do Sul, Juliana Rodermel Joaquim, na abertura do workshop Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho, realizado na manhã desta terça-feira, 18, no Cejas, em Jaraguá do Sul.

 

O evento foi realizado em parceria com a ACIJS – Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e com a Prefeitura. “Tenho a certeza de que saímos com novas ideias e olhares. Temos que buscar melhorar sempre”, destacou Emanuela Christian Wolff, chefe de gabinete de Jaraguá do Sul.

 

O presidente da associação, Anselmo Ramos, ressaltou que, atualmente, precisamos nos conectar pelas diferenças e que isso é uma tendência. O vice-presidente de Marketing da Acijs, Luis Leigue, que teve a iniciativa de promover o evento, junto aos parceiros, falou sobre a iniciativa. “O primeiro objetivo é que todos os agentes que já trabalham no cuidado das pessoas com deficiência se reconheçam. Segundo, nivelar as percepções e, terceiro, fazer um trabalho que, além de cuidar, proporcione uma vida autônoma para essas pessoas”, explicou.

 

Durante toda a manhã foram abordados temas como desafios e conquistas na construção de uma empresa inclusiva, experiência em seleção e contratação, além de estudos de caso.

 

Maria Helena Pacheco é autônoma e tem deficiência em uma das mãos, segundo ela, já sofreu muito preconceito. “Senti na pele o preconceito na hora da contratação. Já ouvi ‘a gente não contrata aleijado’. Mas, eu escrevo, digito, bordo, faço tricô e criei minhas duas filhas. Não sou aleijada. Faço coisas que muitas pessoas não fazem”.

 

Suzan Freire Pacheco é cadeirante e também participou do encontro. “Tenho 22 anos e gostei muito do evento. Abre nossos caminhos, nossa mente e também das pessoas que não possuem deficiência”.

 

Para se colocar no lugar do outro, além das dinâmicas desenvolvidas no auditório, foi preparado um café sensorial. Nesse momento, algumas pessoas vendaram os olhos, outras usaram fones de ouvido e algumas usaram luvas.     

 

Noeli Mafra, da Celesc, faz parte da ABRH-Jaraguá do Sul e falou sobre a experiência. “Quem não tem qualquer limitação e consegue ter uma vida dita ‘normal’ só vai de fato perceber as dificuldades de limitações com vivências como essa. Uma experiência que traz uma certa angústia, mas com a qual conseguimos identificar a dificuldade que essas pessoas passam, o quanto o mundo não está adaptado e o quanto a gente precisa contribuir para que os ambientes sejam mais igualitários.”

 

O workshop foi ministrado por três profissionais sócios da empresa Consolidar – Diversidade nos Negócios, referência em planejamento e implantação de Programas de Diversidade e Inclusão no Brasil.

Flávia Cortinovis, autora de metodologia de capacitação para pessoas com deficiência intelectual, aplicada no Brasil, Europa e América Central. Responsável pelos diagnósticos sobre Diversidade & Inclusão nas empresas, pelo gerenciamento de equipes, mentoring e planejamento estratégico.

 

Marcelo Pires, formado em Psicologia nos EUA, autor de um projeto pioneiro no Brasil que promove a contratação de mais de 50% do seu quadro de colaboradores formado por pessoas com deficiência. 

 

Walace Paoli, idealizou e desenvolveu a The Efficient – A Nossa Rede, uma rede social voltada para pessoas com deficiência, que começou com a interação virtual de pessoas amputadas e passou a promover eventos culturais e de lazer, como o Praia Acessível.

 

 

Assessoria de Imprensa ABRH-Jaraguá do Sul:

Compreendo Comunicação

Ana Cenatti – [email protected]

Carolina Veiga – [email protected]

 

(47) 3376-4727

mg0015MD.jpg

mg0010MD.jpg

Imprimir!  

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação