ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

SABÁTICO, PARADA OBRIGATÓRIA!

Data: 19/11/2013

Originário do hebraico "shabbath", que define o dia semanal de descanso dos judeus, o sabático tornou-se uma tendência presente no mundo dos negócios, em especial nas economias mais desenvolvidas e entre altos executivos. Em comum, o desejo de repensar ideias, planos e motivações. A parada estratégica na carreira, conhecida como período sabático, está na moda como nunca.

A ideia de se afastar da rotina do dia a dia, dar um tempo nos compromissos para estudar, criar oportunidades de autocrescimento e refletir sobre os rumos futuros, de forma prazerosa e enriquecedora, tem nome e sobrenome: período sabático. 
 
No entanto, apesar dos avanços, a maior parte das empresas ainda é conservadora ao criar oportunidades para o desenvolvimento de seus colaboradores. Muitas companhias só acreditam no aprendizado com diploma e de resultados comprovados.

E, mesmo assim, o patrocínio do empregador não está disponível para todos os candidatos a um sabático ainda são poucas as empresas bancam cursos de curta e média duração no Exterior e adotam políticas de incentivo para ajudar os executivos a se adaptar às novas realidades e até resolver questões existenciais.
 
Na maior parte das vezes, as políticas de sabático, quando existem, são desenhadas para uma minoria de executivos graduados da empresa. “Quem não faz parte dessa fatia privilegiada tem de avaliar se vale a pena fazer o sabático por sua própria conta”, diz a professora de comportamento organizacional da Fundação Dom Cabral, de Belo Horizonte, Maria Elizabeth Fernandes.
 
Herbert Steinberg autor do livro “Sabático – Um tempo para crescer”, relata algumas dicas para quem pensa em tirar um tempo para si:
 
Faça um plano de viagem bem estruturado, definindo o lugar para o qual pretende ir, o tempo que deve ficar por lá e os resultados e as respostas que espera encontrar. Sabático precisa ter início, meio e fim bem definidos. Estipule quantidade de dinheiro, converse com sua familia e seu chefe ou empresa, organize e delegue suas resposanbilidades.

Prepare sua volta. Se você for continuar na empresa, organize uma maneira de contar o que aprendeu e vivenciou aos colegas e superiores. Se pedir demissão, avise aos amigos e colegas de profissão que está voltando, para reativar seu network.

Sabático: Parar, pensar, viajar e voltar!
Ótima semana!

Aline Tais Royer Pivetta
Consultora e Coach
Diretora de Eventos ABRH-Jaraguá do Sul
[email protected]

Imprimir!  

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação