ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

Profissionais de SST e RH se reúnem para debater como aplicar o eSocial na Segurança e Saúde do Trabalho

Data: 26/07/2018

A ABRH-Jaraguá reuniu profissionais na última sexta-feira (20) em um produtivo debate sobre eSocial e como as empresas devem se preparar para declarar as informações sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST), cuja obrigatoriedade passa a valer a partir de janeiro de 2019. O Encontro Mensal foi realizado no auditório do CREA e conduzido pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho Rogério Luiz Balbinot.

O especialista destacou a importância de as organizações manterem seus dados e informações sempre atualizados e organizados para o eSocial. Através do uso do software, deverão ser declaradas as informações que antes não eram compartilhadas ou eram informadas de forma fragmentada.

“O maior problema com o eSocial é que as empresas nunca cuidaram dessas informações e agora precisarão informá-las com segurança de que estão embasadas em medições exatas e consolidadas corretamente. Caso essas informações evidenciem situações opostas às determinadas pelas legislações, as empresas poderão ser flagradas pelos órgãos fiscalizadores”, afirma Balbinot.

Para isso, complementa o especialista, o ideal é que as organizações tenham o acompanhamento de uma assessoria especializada em Segurança e Saúde do Trabalho, que saibam medir adequadamente os riscos das atividades relacionadas ao negócio e à atuação dos trabalhadores.

Dentre os participantes do evento, estavam Pamela de Freitas, analista de RH da Bell’Art Estofados, e Rodrigo Furlaneto, da Consistem Sistema de Gestão Empresarial. Ambos deixaram o evento seguros para aplicarem, na prática, os conhecimentos adquiridos.

“O eSocial é uma incógnita para as empresas porque trará muitas mudanças. Com esse evento, a ABRH nos trouxe informações que sanaram nossas dúvidas”, afirmou Pamela. “Essas informações são pertinentes para aplicarmos em nossos sistemas e atendermos as necessidades dos nossos clientes, de acordo com o que eles terão que entregar em janeiro ao governo, na área de Saúde e Segurança”, complementou Rodrigo, que atua no desenvolvimento de sistemas para gestão de dados e informações empresariais.

Rogério Balbinot ainda abordou aspectos e divergências entre as Legislações Trabalhista e Previdenciária e destacou que o eSocial trará benefícios para toda a sociedade, incluindo o trabalhador, a empresa e o governo. “O eSocial fará com que as empresas se responsabilizem e invistam na área de Segurança do Trabalho, levando assistência aos trabalhadores outrora desassistidos e consolidará as informações em um banco de dados que será armazenado pelo governo”, concluiu.

A ABRH-Jaraguá é uma entidade destinada a promover o conhecimento para estimular o desenvolvimento da prática da Gestão de Pessoas dentro das organizações.

 foto2MD.jpg

foto1MD.jpg

Carolina Veiga – Assessoria de Imprensa

Compreendo Comunicação

(47) 3376-4727

Imprimir!  

Todos os direitos reservados © 2018 - 2019 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação