ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

Os pecados capitais da Gestão: A Ostentação

Data: 27/06/2013

  A ostentação no ambiente organizacional ou no trabalho esta diretamente ligada ao status, poder e ao ter. Exibir sinais de riqueza, como carros, relógios, bolsas e roupas de marcas luxuosas é uma maneira que os profissionais encontram para afirmar a sua identidade, não basta ser executivo, é preciso parecer um. Entregar-se ao consumismo e à ostentação, desfilando marcas caríssimas, é uma tentativa de valorizar as diferenças para afirmar superioridade perante as demais pessoas de uma organização.
  Como a ostentação acontece sempre entre iguais, por que alguém sente a necessidade de se provar diferente, ele gera autocritica nos grupos e a confiança de que, se um de nós pode alcançar mais conforto na vida, talvez todos nós possamos. O problema é a banalidade dos valores, a comparação e a competição que prejudicam o ambiente. Seria mais interessante se mais pessoas exibissem felicidade ao invés de bolsas e outros objetos luxuosos. Neste caso as rodinhas de conversas debateriam o que é uma vida bem vivida ao invés de invejar os outros pelo que possuem em bens materiais.
  Se esta exposição pode ser perigosa para quem à prática, já que é causadora da inveja, talvez seja bom para a empresa, desde que as pessoas ostentem algo positivo, como por exemplo, o sucesso profissional, pois despertará nos outros o desejo de alcançá-lo também.
  Ostentar o poder, luxo e bens materiais em uma organização são altamente destrutíveis, pois desencadeia nas pessoas sentimentos negativos, como a inveja e a cobiça e evidenciam a sensação de inferioridade afetando os valores pessoais como a simplicidade, humildade, responsabilidade e igualdade, refletindo diretamente no estado de motivação para o trabalho.
  Empresas com esta característica precisam fortalecer os valores virtuosos e renovar sua cultura focada na ostentação positiva e na essência do SER.


E você, o que ostentas?  Reflita sobre isso! Um excelente final de semana!

 

Aline Tais Royer Pivetta
Guiar Educação para Lideres e Equipes
[email protected]

Imprimir!  

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação