ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

O PAPEL DA LIDERANÇA NA ESTRATÉGIA ORGANIZACIONAL

Data: 27/06/2013

  A estratégia deixou de ser inalterável e deve estar em constante análise dependendo do que estiver acontecendo no ambiente de negócios. Considerando, por isso, a sensibilidade da liderança se torna indispensável, pois cabe a ela avaliar quando a estratégia se tornou obsoleta apresentando flexibilidade necessária para promover mudanças rapidamente.
  À medida que a estratégia muda o pessoal e as operações da empresa também devem mudar. Os líderes não devem sair atrás da mudança por si só, mas mobilizar todas as pessoas da empresa para incorporarem juntas as mudanças rapidamente.
Muito mais do que criar uma estratégia diferenciada e competitiva é tornar todos os colaboradores da organização seus donos. Para isso a liderança precisa envolver as pessoas na construção da ideologia organizacional (missão, visão, valores), nos objetivos, metas e meios para se atingir os resultados esperados.
  A estratégia exige comando e para lidera-la é preciso ter a capacidade de atrair e conduzir seguidores. Por isso, o líder tem o compromisso de definir e tornar executáveis as estratégias de competitividade que a empresa irá utilizar para garantir a sustentação de seus resultados ao longo do tempo. Cabe-lhe a incumbência de alinhar a estratégia as pessoas e os processos. 
  Diante deste desafio o líder precisa ter comportamentos essenciais como: conhecer o seu pessoal e sua empresa, ser realista, estabelecer metas e prioridades claras e possíveis de serem alcançadas, concluir o que foi planejado, recompensar quem faz, educar e capacitar as pessoas e principalmente conhecer a si mesmo, ou seja, apresentar uma precisão mental, ser talentoso, corajoso e persistente para planejar e executar bem em um ambiente difícil. Estes comportamentos garantem resultados positivos e o sucesso na capacidade do líder integrar a estratégia, as pessoas e os processos.
  Se a empresa não tiver os líderes certos para enfrentar os desafios do momento é essencial  ser rápido para assumir as mudanças necessárias. Mas, não espere, comece agora a desenvolver líderes capazes de enfrentar as grandes mudanças exigidas neste mundo complexo dos negócios.

Aline Tais Royer Pivetta
Guiar Educação para Lideres e Equipes
[email protected]çao.com.br
www.guiareducacao.com.br

Imprimir!  

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação