ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

O PAPAEL DO GESTOR DE RECURSOS HUMANOS

Data: 18/07/2013

  A principal função dos gestores de recursos humanos consiste em promover a eficiência e a eficácia dos trabalhadores da organização, para que este consiga atingir os seus objetivos da melhor forma possível.
Para isso precisam planejar, dirigir e coordenar atividades que visam proporcionar aos trabalhadores condições que contribuam para a sua realização profissional e satisfação pessoal, de modo a que tenham uma atitude perante o trabalho mais empenhado e motivado.
  A atividade destes profissionais baseia-se, assim, em conciliar os interesses da organização com os interesses de quem nela trabalha.
  Por isso é imprescindível que o Gestor de Recursos Humanos tenha um conhecimento amplo de todos os subsistemas de RH para o gerenciamento e planejamento estratégico de todas ás áreas que a ele compreende como: Recrutamento e seleção, Remuneração, Treinamento e desenvolvimento, Avaliação de desempenho, Rotinas de pessoal, Benefícios, Gestão de carreiras, Sistema de informação de recursos humanos.
  Esse profissional deve promover o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis: Individual (motivação), Grupo (negociação, liderança, poder e conflitos,feedback),Organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico (interação do grupo), Programas de qualidade de vida do trabalho (QVT),Avaliação do clima organizacional etc...
  O papel da área passa por uma mudança extrema, em que a decisão de cuidar mais dos funcionários é mais importante do que simplesmente saber selecioná-los no mercado de trabalho. Portanto os gestores de RH precisam estar atualizados a respeito das abordagens e ferramentas mais modernas em gestão de Recursos Humanos.
Devem ser bons em gestão por competências, precisam saber como se gerenciam equipes humanas de forma mais eficiente, como desenhar e administrar bons sistemas de informação, bons planos de remuneração, adaptados aos diferentes níveis hierárquicos da empresa.
  O mais importante, porém, é que compreendam que cabe a eles fortalecer a capacidade de toda a diretoria para dirigir equipes humanas.
  As empresas precisam ter cada vez mais consciência de que o seu sucesso depende do compromisso e da dedicação das pessoas que nelas trabalham, além de uma sólida estrutura financeira, uma importante quota de mercado ou uma tecnologia avançada não adiante de nada se não existirem pessoas motivadas e engajadas. 
  Segundo Francisco Longo: “se vocês gestores de RH querem dar respostas eficazes para os problemas das suas organizações, vocês têm de estar na quadra, jogando com seus colegas; não podem ficar nas arquibancadas assistindo ao jogo ou muito menos nos vestiários fazendo o resumo do jogo”

Márcio Krause
Empresa Duque
Fonte: www.ebah.com.br/content/ABAAAfPUMAG/papel-gestor-rh

Imprimir!  

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação