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Líder e Chefe. A final, qual é a diferença?

Data: 25/09/2013

Líder e Chefe. A final, qual é a diferença?
O tema liderança chama a atenção de muitas pessoas, em diversos setores do meio social, familiar, religioso, acadêmico e principalmente organizacional. E é o mundo das organizações empresariais que iremos tratar da diferença entre LÍDER E CHEFE.
E para apoiar a definição o dicionário Aurélio nos diz o seguinte:
• Líder: "Um chefe, um guia, aquele que representa um grupo".
• Chefe: "Pessoa que comanda que dirige; o cabeça; o alto escudo; tratamento irônico que geralmente é dado a um desconhecido".
Duas definições que apesar de bem parecidas traz a primeira referindo-se a um chefe, mas dá o sentido de orientador, de guia a ser seguido, enquanto a segunda da o sentido de autoritarismo.
Nas organizações empresariais o Chefe é aquele conhecido por dar ordens diretas e incontestáveis, obrigando as pessoas a cumprirem sem considerar que muitas vezes aspectos relativos às condições humanas estão envolvidos e podem em certos momentos ser feito de maneira diferente ou menos imediata e quase sempre de forma inflexível. Muitos defendem a necessidade dessa postura em dados momentos, mas no caso dos chefes esta é sempre a mesma postura observada.
Enquanto o Líder é conhecido como aquele que orienta as pessoas a fazerem de bom grado aquilo que é proposto, geralmente pedindo e não impondo além de estar aberto a considerar contestações para sua análise. Sua postura é mais democratica, ou seja, mais voltada à participação de todos.
Sendo essas definições tão diferentes façamos um paralelo com experiências das quais vivenciamos junto de pessoas com um desses dois tipos de comportamentos. E imagino qual dos dois de fato acrescentou algo de inesquecível ou de traumático em sua vida.
Assumir a responsabilidade pela condução de uma equipe, além de considerar que tão importante quanto atingir objetivos da empresa é fazer com que os que estão sob sua coordenação o ajudem é de fato uma qualidade encontrada naqueles cuja disposição para enfrentar os desafios esteja bem clara, os problemas aparecerão e exigirão dele muita desenvoltura e aprimoramento.
Dados do instituto Gallup apontam que o colaborador que se demite, toma esta decisão, não por conta das organizações, pois o trabalho é necessário para a sobrevivência, o que ocorre é que se demitem de seus atuais chefes, cerca de 66% dos colaboradores. Esse é o percentual que não os suportam.
E aí atuais ou futuros líderes ou chefes vamos mudar essa estatística?
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Aline Tais Royer Pivetta
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