ABRH SC | Regional Jaraguá do Sul - Associação Brasileira de Recursos Humanos

Redes Sociais




Acesso Restrito

A importância de reconhecer as boas práticas na Gestão de Pessoas

Local: Auditório do CEJAS - Centro Empresarial de Jaraguá do Sul

Data: 18/05/2016

É importante reconhecer práticas que geram valor para as pessoas e para a Comunidade porque elas servem de exemplo para outros que desejam fazer a diferença. Com o desenvolvimento de pessoas não é diferente: os programas, projetos e iniciativas inovadoras da área de Recursos Humanos também precisam de reconhecimento.

O Prêmio Ser Humano atua como instrumento de valorização das melhores iniciativas dedicadas ao desenvolvimento das Pessoas dentro e fora das organizações. A etapa estadual da premiação foi lançada, dia 18 de maio, durante o Fórum das Melhores Práticas de RH, organizado pela ABRH-SC, em parceria com a ABRH Jaraguá do Sul, no CEJAS.

O encontro reuniu profissionais de Gestão de Pessoas interessados em conhecer as melhores práticas de RH e descobrir como implantá-las nos ambientes em que trabalham. O Grupo Malwee e o Porto Itapoá apresentaram cases de sucesso para inspirar os participantes.

Orientação que ampara

A técnica de enfermagem do trabalho, Silvia Volkmann Martins, apresentou o case “Programa de Orientação Materno/Infantil”, promovido pelo Grupo Malwee. O programa, que é gratuito e está na 11ª edição, educa os novos pais e colabora com a saúde do bebê que irá nascer. Segundo Silvia, a iniciativa conta com a participação de obstetras, nutricionistas, pediatras, psicólogos, assistentes sociais e fisioterapeutas, que ministram palestras sobre temas como os cuidados durante a gravidez e a importância do aleitamento materno.

O programa acontece duas vezes ao ano e totaliza seis encontros com 2h30 de duração. Podem participar das palestras, as colaboradoras gestantes e seus conjugues, mesmo que eles não sejam funcionários da empresa. Desde que iniciou em 2005, 70 edições foram realizadas e mais de 2.400 pessoas receberam orientações.

Os resultados são perceptíveis no rosto de quem participa do curso. “Os sorrisos das famílias é o que mais chama atenção”, celebra a técnica de enfermagem do trabalho. “Os pais se sentem mais confiantes e temos a certeza que esses brasileirinhos e brasileirinhas nascerão muito bem”, completa.

Cultura de colaborativismo

A gerente de gestão e desenvolvimento de pessoas, Ilcilene Floriani de Oliveira, apresentou o case “Facilitadores”, realizado no Porto Itapoá. As atividades portuárias exigem especialização da mão de obra e, por conta disso, a empresa sentiu a necessidade de capacitar os colaboradores. O programa multiplica o conhecimento interno e gera resultados positivos para a companhia.

Com o apoio de uma consultoria, uma equipe de facilitadores foi selecionada e um material didático foi desenvolvido para treinamentos internos. Os facilitadores são responsáveis por acompanhar e observar o desenvolvimento dos participantes, garantindo que eles tenham o melhor aproveitamento possível das aulas teóricas e, depois, apresentem boas performances nos ensinos práticos. “Com essa iniciativa, introduzimos uma cultura de colaborativismo no porto”, revela Ilcilene.

Como resultado, o Porto de Itapoá reduziu os gastos com treinamentos internos e mesmo assim manteve a qualidade das capacitações. Além disso, a empresa também conseguiu criar um banco de talentos interno que pode ser acionado sempre que preciso. “Aumentamos a produtividade, a satisfação e o engajamento”, comemora. O case “Facilitadores” foi premiado como vencedor na edição 2015 do Prêmio Ser Humano.

INFORMAÇÕES SOBRE O PRÊMIO 2016

O que: Prêmio Ser Humano – SC
Quando: 17 de Novembro de 2016
Como: Inscreva-se até 27 de junho

Sócios das regionais da ABRH-SC são isentos do valor da inscrição.

Mais informações no site www.premioabrhsc.com.br.

Mais Informações
Assessoria de Imprensa: Compreendo Comunicação
Jornalista: Misael Felipe de Freitas
Contato: (47) 3376-4727

1PQ.jpg

2PQ.jpg 3PQ.jpg
4PQ.jpg 5PQ.jpg 6PQ.jpg
  7PQ.jpg  

As informações sobre este evento são de responsabilidade dos organizadores, podendo sofrer alterações sem aviso prévio.

Todos os direitos reservados © 2019 - 2020 | ABRH - Regional Jaraguá do Sul - (47) 3370-1862 | by softd

Apoio: Compreendo Comunicação